Bolsonaro diminui diferença em relação a Lula

Depois de gradualmente reduzir a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas simulações de 1º turno, Jair Bolsonaro (PL) estacionou na rodada do PoderData realizada de 13 a 15 de março de 2022. Agora, o petista tem 40% contra 30% do atual presidente (há duas semanas, o placar era de 40% a 32%). A variação está dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em janeiro, a distância entre Lula e Bolsonaro era de expressivos 14 pontos na simulação de 1º turno. Essa vantagem vinha caindo a cada 15 dias, conforme mostrou o PoderData, única empresa de pesquisas do Brasil que faz levantamentos nacionais quinzenais.

A estacionada de Bolsonaro coincide com o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia (24.fev), o aumento dos preços da gasolina e do gás de cozinha (10.mar) e a incerteza dos eleitores sobre o impacto que o conflito na Europa terá sobre o Brasil.

Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) seguem tecnicamente empatados no 3º lugar, com 7% cada. João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB, mas discutindo uma mudança para o PSD), André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) marcam 2%. Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 13 a 15 de março de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 265 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança de 95%. Registro no TSE é BR-00835/2022.Postado por Magno Martins.

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.