Codevasf: PSB e PT ficam com a cereja do bolo e Republicanos com a sobra

A Codevasf em Pernambuco é um órgão do Governo Federal que tem dado visibilidade a muitos políticos, basta dar uma olhada para o retrovisor da estatal e você vai encontrar nomes de quem ganhou quando esteve no direcionamento das ações, mas, também de quem perdeu ao sair por questões politica. A exemplo de Osvaldo Coelho, Fernando Monteiro e Miguel Coelho, apenas pra lembra os mais recente.

Osvaldo Coelho lutou a vida toda pelo fortalecimento da agricultura irrigada no sertão, bastou perder o controle da Codevasf que conheceu a primeira derrota em mais de 40 anos. Já Fernando Monteiro conheceu a primeira vitória depois que passou a ter o comando da Codevasf, Miguel Coelho ganhou visibilidade estadual a ponto de disputar o governo de Pernambuco na condição de potencial candidato.

As ações da Codevasf saíram do sertão e foi ultrapassando forenteira geográficas até chegar ao Grande Recife com bons resultados, por essa razão é vista como potencial aliada política e a galinha dos ovos de ouro para as próximas eleições. Principalmente para quem tem pretensões de disputar o governo do estado em 2026, nesse caso o senador Humberto Costa (PT) e o prefeito do Recife João Campos (PSB).

Com a Codevasf dividida em duas partes para atender necessidades de aliados políticos, PSB e PT ficam fortalecidos ao indicarem os superintendentes regionais. Enquanto isso o Republicanos de Silvio Costa Filho, ganha espaço na condição de suplente. É como se Humberto e João ficasse com a cereja do bolo e Silvinho com a sobra, uma vez que na política não existe meio termo, ou você tem ou você não tem. Dizia Miguel Arraes.

Silvio Costa Filho trabalha com pretensões de ser lembrado para composição de uma majoritária em 2026, no grupo dos opositores a Raquel Lyra ele aparece junto com Humberto Costa (PT), João Campos (PSB) e Miguel Coelho ainda no União Brasil. Também é levado em consideração a possibilidade de divisão do grupo, assim como aconteceu em 2006 quando a oposição saiu dividida no estado e unida nacionalmente. Via Didi Galvão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *