Oposição de Pernambuco tem favoritismo nas eleições em 2022

Coluna do Diego Lagedo:

A eleição para o Governo de Pernambuco em 2022 pode marcar uma reviravolta na política pernambucana. Enquanto o PSB não consegue definir quem será o seu candidato dentre cinco possíveis nomes, a oposição já colocou o bloco na rua e percorreu todo o estado com uma pré-campanha forte.

Dentre os pré-candidatos de oposição, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, tem a vantagem de presidir o partido do presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco, o PL. Essa condição pode impulsionar seu nome no próximo ano, pois o presidente da República tem uma militância orgânica forte no estado e conta com uma grande parcela do eleitorado. Anderson também administra o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, o que lhe garante uma grande força na Região Metropolitana do Recife.

Já o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), foi o pré-candidato de oposição que mais percorreu os municípios pernambucanos. Essa movimentação lhe trouxe uma grande vantagem, pois ele conseguiu garantir o apoio de 38 prefeitos em todo o estado. Miguel também é líder incontestável no Sertão, região em que, historicamente, a oposição tem dificuldade para receber votos. Além disso, o seu partido, o DEM, deve se fundir com o PSL para formar o União Brasil, que garantirá a Miguel um grande tempo de televisão e rádio além de recursos para a campanha.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), conquistou uma boa vantagem ao sair na frente nas primeiras pesquisas eleitorais. Isso se deve à forte liderança que Caruaru tem no Agreste de Pernambuco. Junto com Anderson, Raquel também percorreu as principais cidades do estado com o movimento Levanta Pernambuco, o que ampliou ainda mais o seu nome.

Os números já colocam a oposição em condição de favoritismo no próximo ano, mas o PSB ainda domina a máquina do estado. Para vencer, é preciso que o bloco oposicionista atue com uma forte sinergia, seja com uma ou com duas candidaturas, pois os socialistas farão de tudo para permanecer no poder. Postado por Pernambuco em pauta.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.