COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA DE VEREADORES VISITA UBSs DA ÁREA RIBEIRINHA

A convite do vereador Elismar Gonçalves (Podemos), a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Petrolina, visitou neste sábado ( 14) as Unidades Básicas de Saúde – UBS da área ribeirinha, iniciando no Serrote do Urubu e encerrando em Izacolandia.

As visitas teve como finalidade, verificar o funcionamento das unidades de saúde a população, bem como falar com os responsáveis para saber as demandas existentes, que constarão de um relatório que será elaborado e entregue ao prefeito e a secretaria de saúde. Vamos tentar de forma resumida, relatar algumas situações encontradas.

. Serrote do Urubu
A unidade de saúde o prédio é muito antigo, foi construído em 1999, as instalações são muito pequenas em razão da demanda ser muito grande, pois atende pacientes além da comunidade , também de outros locais partindo de Pedrinhas, já que lá funciona apenas um ponto de apoio.

As maiores reclamações, foram sobre o espaço físico da parte interna da unidade de saúde, tem apenas uma sala para o dentista e a outra para atendimento médico. Informaram que tem atendimento médico do NASF, uma vez por mês, e quando eles vem a médica da unidade de saúde tem que ceder a sala.

Disseram que um outro problema, é que as pessoas quando vem vem a procura de atendimento médico,não há espaço para esperar na parte interna e ficam do lado de fora, mas não tem lugar para sentar e nem sequer uma sombra.

O atendimento médico é bom, apenas uma vez na semana é que a médica vai atender em Pedrinhas.

A maior reivindicação dos profissionais de saúde e da comunidade, é que seja feita uma reforma no prédio, ampliando a unidade de saúde, para atender a demanda. Foi observado, que tem apenas uma equipe médica.

.Pedrinhas
Funciona apenas um ponto de apoio, já que a médica vai atender uma vez por semana, mas tem uma técnica de enfermagem e uma enfermeira, que atendem diariamente.

Porém a parte crítica, é as instalações físicas; o prédio precisa de reforma, a caixa de agua está quebrada, só tem agua quando vem da rua; o banheiro está quebrado, faltando a caixa de descarga.

. Nova Descoberta
A unidade de saúde apesar do prédio ser velho, segundo informações e do tempo do prefeito Diniz Cavalcante, passou por reformas e é bem estruturado. Tem duas equipes médicas, consultório odontológico, e instalações amplas.

A principal reivindicação foi em relação as vacinas, para que haja um melhor controle na programação para atendimento as pessoas. Estava sendo mensal, baixou para 15 dias, mas está ficando muita gente sem vacinar. Disse que muitos moram no interior, e outros não tem dinheiro para irem para cidade. A coordenadora informou ainda, que receberam um congelador novo para armazenar as vacinas. Disse que lá também , eles fazem teste para o covid-19.

Uma outra reivindicação, e que é de outras unidades de saúde também, é que os atendimentos são até as 14:00 horas, e muitos trabalhadores precisam se consultarem, mas saem cedo para as fazendas e só chegam no final da tarde.

Uma outra reivindicação, que também sao de outras unidades de saúde, é que a noite não tem vigilantes, e tem locais que tem muitos utensílios domésticos e equipamentos médicos, e ainda computadores, impressoras e outros, se tornando alvo para assaltos.

. Bebedouro
A unidade se saúde está funcionando provisoriamente, em um prédio cedido onde funcionava a cooperativa a Cambib. A UBS da comunidade começou a ser reformada em 2017, porém a obra parou, e segundo o vereador Elismar Gonçalves, ele recebeu informações da secretaria de saúde de que o processo está sendo licitado.

Apesar de estar funcionando em um espaço improvisado, o atendimento médico e bom e atende a demanda. Eles tem o mesmo problema em relação a aplicação de vacinas, inclusive uma agente de saúde que estava presente, disse que tem muitos idosos que eram para serem vacinados, mas sequer tomaram a primeira dose. Para fazer a cobertura da área tem uma tem uma equipe médica, e três agentes comunitários de saúde.

Porém o grande problema enfrentado pelos profissionais de saúde, é em relação à estrutura física do prédio, devido o mesmo ficar em uma parte inclinada mais baixa, quando chove alaga tudo, e a água invade as instalações.

. Izacolandia
A UBS de Izacolandia é a maior de todas, a sua estrutura física e de profissionais de saúde é ampla, e atende toda a demanda da comunidade e das localidades do entorno, e até atende a pacientes da cidade vizinha, Lagoa Grande.

A unidade de saúde tem três equipes médicas, e dois consultório odontológicos, tem uma programação para aplicação de vacinas, e faz também testes rápidos do COVID-19.

Terminada as visitas, o vereador Elismar Gonçalves agradeceu a presença de todos, e disse que foi bom ver de perto as instalações e funcionamento das unidades de saúde, e ouvir das pessoas responsáveis e da população as reivindicações, para melhorar o atendimento à população.

O vereador Marquinhos Amorim disse que, que foi gratificante conversar com os profissionais de saúde e com à população, e saber que a grande maioria está satisfeita com o atendimento que tendo na área de saúde. Disse que nem tudo pode funcionar cem por cento, mas que eles estavam ali para isso, para ouvirem e levarem as demandas para o poder executivo.

O vereador César Durando disse, que é muito importante a visita da Comissão de Saúde as unidades de saúde, pois eles tem como ver de perto, conversar com as pessoas e verificar as demandas, e por meio do relatório que vai ser encaminhado as autoridades competente, fica mais fácil
A execução de ações.

Disse também, que foi muito bom encontrar unidades de saúde e pessoas, que foi do tempo em que ele foi secretário de saúde.

Por último elogiou os profissionais de saúde , pela satisfação em que eles estão trabalhando, que apesar do estado de pandemia estão atendendo bem à população.

Finalizou elogiando o atendimento na área de odontologia, onde as unidades de saúde estão bem servidas!
.FONTE Ascom- CMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *