Lei de Prevenção Social ao Crime e à Violência foi sancionada nesta quarta (15) pelo governador. Inscrições podem ser feitas em estações do Governo Presente.
O governo de Pernambuco sancionou, nesta quarta-feira (15), a Lei de Prevenção Social ao Crime e à Violência. A norma aponta diretrizes para ações da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, criada no início deste ano. Uma delas é a abertura de 30 mil vagas em cursos profissionalizantes e preparatórios, por meio do Programa Juventude Presente. (Veja vídeo acima)
As inscrições nos cursos podem ser feitas nas estações do Governo Presente, no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. Informações podem ser obtidas nesses locais ou no site do governo.
De acordo com o governo, as inscrições têm início nesta quarta. Os cursos são voltados para pessoas que têm entre 15 e 29 anos e não exigem escolaridade elevada. Os candidatos serão escolhidos de acordo com o perfil socioeconômico.
“Temos que olhar antes, com prevenção. Agora, é botar efetividade nessa lei e focar na prevenção das áreas mais vulneráveis”, disse Câmara.
O chefe do Executivo se refere a 54 áreas em 13 municípios de Pernambuco, consideradas as mais violentas, após um mapeamento feito pelo próprio governo. “Em todas as áreas vulneráveis, vamos ter gente buscando dar condições e mostrar o caminho da educação e da qualificação”, comentou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/0/X/3RgWtyTWy7YhQQcnmbcw/lancamento-programa-prevencao.jpg)
Programa de prevenção à criminalidade foi lançado nesta quarta (15), pelo governo de Pernambuco — Foto: Heudes Regis/SEI/Divulgação
A lei garante, ainda, a criação de 12 Núcleos de Prevenção Social, que devem funcionar com foco na juventude, promovendo mutirões de serviços como emissão de documentos.
A legislação também prevê a instalação de um Observatório de Prevenção à Violência, que deve reunir pesquisadores e representantes de universidades para discutir iniciativas para evitar o aumento da criminalidade.
Fonte: GI- PE

