Operação da Polícia Civil realiza buscas na sede da UVP, e na casa do ex-presidente do órgão

A Polícia Civil de Pernambuco realizou uma operação de três mandados de busca e apreensão, na manhã desta sexta-feira (2), na sede da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), no Recife, também fez nas residências de dois investigados em Timbaúba, na Zona da Mata pernambucana, e em Cumaru, no Agreste.

Segundo a Polícia Civil, a operação Cimeiras II foi iniciada em 2021, e visa identificar e desarticular organização criminosa voltada à prática dos crimes de peculato e apropriação indébita.

Os alvos da operação são o ex-presidente da UVP, Josinaldo Barbosa, de Timbaúba, e um vereador de Cumaru, que era tesoureiro na gestão de Josinaldo.

Josinaldo foi afastado do cargo de presidente da UVP e das atividades parlamentares em Timbaúba em setembro de 2022 pela possibilidade de envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro público na Câmara Municipal.

30 agentes da Polícia Civil atuaram nessa operação. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão domiciliar e sequestro de bens e valores, todos expedidos pelo Juízo da Segunda Vara Criminal da Comarca de Timbaúba.

As investigações contaram com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB/PCPE), contando ainda com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

A operação é vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), sob a presidência do delegado Diego Pinheiro, titular da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção (2ª DECCOR), unidade integrante do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO). (Diário PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *