Deputado petista que invadiu igreja durante missa agora acusa PF de racismo por ser abordado durante voo

Por Revista Oeste.

Policiais federais fizeram uma abordagem e uma busca pessoal no deputado estadual do Paraná, Renato Freitas (PT), prática comum em voos nacionais e internacionais, segundo a corporação, mas o parlamentar afirmou que foi vítima de racismo.

A abordagem ocorreu durante um voo de Foz do Iguaçu, no oeste do Estado, para Londrina, no norte. O deputado gravou toda a abordagem. Nela, os agentes explicam que a escolha de Freitas para a inspeção de rotina ocorreu de maneira aleatória.

O vídeo foi postado nas contas pessoais do deputado, que é o mesmo que teve o mandato de vereador de Curitiba cassado em 2022, depois que invadiu uma igreja católica durante uma missa.

O vídeo mostra a explicação dos agentes sobre a escolha aleatória de passageiros para a abordagem e a resposta do parlamentar, de que teria sido o único retirado a aeronave para a busca pessoal. Ele também informa que é deputado estadual. A mochila de Freitas também foi revistada.

Na gravação, o deputado estadual afirma, depois da abordagem e de se despedir dos agentes: “Bando de racistas ignorantes.” Ouve-se alguns passageiros tranquilizando o parlamentar e afirmando que “todo mundo passa por isso”. Uma mulher pergunta se está tudo bem e Freitas responde: “Tudo bem? Tirando o fato de eu ter sido humilhado.”

A assessoria de imprensa da PF informou que faz parte de suas atribuições a abordagem de passageiros na fiscalização aeroportuária e que “todos os protocolos de abordagem foram devidamente respeitados pelas equipes policiais”.

Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *