Notícia falsa de ‘bolsa picanha’ engana moradores de cidade no sul do Piauí

A notícia falsa de uma “bolsa picanha” provocou aumento na procura por atendimento em Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Oeiras, 281 km ao Sul de Teresina. Os moradores da cidade começaram a ver a “informação” na quarta-feira (4), nas redes sociais, afirmando que haveria distribuição gratuita de carne nos Cras do município.

A foto de um cartão com “2023 – Picanha para todos” escrito nele foi divulgada, além da imagem de um pacote de picanha que teria um adesivo com logo do Governo Federal e a inscrição “distribuição gratuita”. Um internauta chegou a escrever “a minha eu já peguei” em uma das publicações.

As postagens afirmavam que a distribuição era voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social e que já recebem algum tipo do benefício do governo. Isso fez com que alguns moradores procurassem os Cras para realizarem a retirada da carne gratuita.

‘Picanha e cerveja’

A referência a “picanha” surgiu durante a campanha do presidente Lula, em que em entrevista ao Jornal Nacional ele disse que no seu governo as pessoas voltariam a consumir carne e beber cerveja. O preço do alimento subiu mais que o dobro da inflação de 2020 a 2022.

Prefeitura divulgou nota

Diante da repercussão, a Prefeitura Municipal de Oeiras divulgou uma nota de esclarecimento desmentindo a história. “Não é verdadeira a informação que circula sobre a distribuição de carnes nos Cras”, diz o comunicado.

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), esclarece que não é verdadeira a informação que circula nas redes sociais sobre a distribuição de carnes nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Em nenhum momento, a ação foi programada ou promovida pela Semas.

A Assistência Social do município de Oeiras segue se empenhando no desenvolvimento das políticas públicas de proteção social e fortalecimento da convivência com a família e com a comunidade“.

Fonte G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *