Ministra contratou empresa envolvida em suposto caixa 2

Por Plenos Nwes.

Nas eleições de 2022 e de 2018, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), contratou uma empresa que estaria envolvida em suposto caixa 2 do marido dela, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (União Brasil). As informações são do Metrópoles.

Em 2018, Daniela pagou R$ 370,8 mil e, em 2022, R$ 64,4 mil à Lastro Indústrias Gráficas LTDA, do empresário João Morani Veiga, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em uma denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) oferecida em dezembro de 2016 contra Waguinho e seu então vice, Márcio Canella (União Brasil), a Lastro é citada por supostas irregularidades na arrecadação e gastos de recursos de campanha.

Waguinho e Canella teriam usado caixa 2, no pleito de 2016, para a aquisição de panfletos e revistas de campanhas, segundo disse a promotoria. O material foi apreendido. A Lastro não chegou a ser denunciada pelo MPRJ, mas o dono da empresa confirmou que produziu parte da propaganda.

Em 2018, Waguinho e Canella tiveram cassados seus diplomas de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A decisão foi da juíza eleitoral Elizabeth Saad que acatou pedido do MPRJ. Porém, o desembargador Luiz Antonio Soares anulou a sentença e ordenou a devolução dos autos ao primeiro grau. Em agosto de 2022, a juíza Ana Helena da Silva Rodrigues julgou extinto o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *