Globo pede ao Governo Federal a renovação da TV por mais 15 anos

A renovação da concessão das emissoras por mais 15 anos são para as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

A TV Globo apresentou ao Ministério das Comunicações nesta terça-feira (20) um requerimento solicitando a renovação da concessão das emissoras por mais 15 anos no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife. Nos outros estados brasileiros, ela é transmitida por parceiros com quem tem contrato de exibição da programação.

A última renovação para a empresa foi feita em 2008, por meio de decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desta vez, o pedido é apresentado sob o governo de Jair Bolsonaro (PL)

“Da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia [com a documentação exigida por lei para obter a concessão]. Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades”, disse Bolsonaro em uma entrevista em fevereiro.

A possibilidade de Bolsonaro impedir a renovação, no entanto, é considerada praticamente nula. O governo pode, por exemplo, retardar a análise de documentos no Ministério das Comunicações. Enquanto isso, no entanto, a concessão segue valendo, ainda que de forma precária.

Depois desta fase, o pedido segue para o gabinete do presidente da República. Que pode aprovar o pedido, enviando um decreto ao Congresso Nacional, ou reprová-lo.

Caberá ao parlamento, no entanto, dar a palavra final sobre a renovação, e a aprovação é considerada altamente provável. Além disso, se o presidente for derrotado nas eleições de outubro, poderá caber ao novo mandatário analisar o pedido.

O requerimento ao Ministério das Comunicações foi feito em nome da Globo Comunicação e Participações, empresa que faz parte do Grupo Globo, da família Marinho.

A TV Globo está no ar há 57 anos.

Em 1957, o então presidente Juscelino Kubitschek aprovou a concessão de uma estação de televisão à Rádio Globo. A TV entrou no ar apenas em 1965.

A segunda concessão foi aprovada por João Goulart, em 1962. As outras três concessões foram adquiridas por Marinho de outros empresários. Postado por Didi Galvão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *