Alepe aprova cota de 20% para mulheres em concursos das polícias Civil, Militar e Penal de Pernambuco

O Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, na terça, 2 de agosto, uma proposta que estabelece cota de 20% para mulheres em concursos das polícias Civil, Militar e Penal de Pernambuco.

Projeto de Lei (PL) nº 2069/2021, que trata da reserva de vagas nos certames de segurança pública, é de autoria do deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade). Um substitutivo da Comissão de Justiça mudou a redação da matéria, apenas para incluir a medida na Lei nº 14.538/2011, que reúne regras para concursos estaduais.

Conforme a proposta, caberá a cota sempre que o número de vagas oferecidas na seleção pública for igual ou superior a cinco. As mulheres disputarão tanto os postos reservados como aqueles de ampla concorrência, sendo as aprovadas nessa última categoria não computadas para efeito de preenchimento das cotas.

Caso a candidata cotista desista de assumir o cargo, este será preenchido pela classificada na posição imediatamente posterior. Apenas se o número de aprovadas não corresponder aos 20% previstos, as vagas serão abertas para o público geral.

Possíveis editais

Novos editais de concurso público para diversas carreiras da segurança pública de Pernambuco podem ocorrer em breve. Em entrevista recente ao Direção Concursos, a deputada Gleide Ângelo comentou sobre a previsão dos editais para o segundo semestre de 2022.

De acordo com a parlamentar, o governador do estado e o chefe da Polícia Civil confirmaram as autorizações por novos editais da Polícia Militar, Civil, Científica e Bombeiros.

Gleide Ângelo reforçou que devem ser ofertadas muitas oportunidades nos editais de concurso Segurança PE, pois a intenção é pela convocação de um grande número de aprovados.

O último concurso para a Polícia Civil foi realizado em 2016. Já os últimos editais para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram realizados, respectivamente, em 2018 e 2017. Para a PM foram ofertadas, à época, 500 vagas. Já para o edital dos Bombeiros, o certame foi destinado ao preenchimento de 300 oportunidades.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Assembleia Legislativa de Pernambuco Direção Concursos

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.