PT entra em desespero com o crescimento de Bolsonaro

Coluna do Diego Lagedo: 

O crescimento da popularidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) acionou o alerta vermelho na cúpula do PT. O fato se deve à superação do período pandêmico, aos programas sociais do Governo Federal e à retirada da pré-candidatura de Sérgio Moro, de quem Bolsonaro herde todas as intenções de voto.

Bolsonaro apresentou crescimento em todas as pesquisas mais tradicionais e já aparece liderando o primeiro turno em alguns levantamentos e até vencendo Lula em outros. Deve-se lembrar que, em 2018, os mesmos institutos falharam em prever a vitória de Jair Bolsonaro e que seus métodos devem ser questionados, mas o fato dele crescer nas pesquisas mostra que sua força é algo impossível de esconder.

O resultado da janela partidária também causou um grande desconforto e Lula e no PT. O partido ao qual Bolsonaro escolheu se filiar, o PL, conquistou a maior bancada da Câmara dos Deputados e o bloco governista também saiu muito maior do que a esquerda, que não teve crescimento expressivo.

O PT já busca uma nova estratégia para tentar conter ou enfrentar um Bolsonaro em plena ascensão. Os mais céticos preferem se arriscar dizendo que Lula sequer deve disputar a Presidência da República nesse ano, mas a verdade é que o PT não tem muitas alternativas diante de um adversário praticamente imbatível. Postado por Pernambuco em pauta.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.