O cenário a um ano da eleição

Por Magno Mrtins.

Faltando menos de um ano para as eleições de 22, este blog trará a radiografia eleitoral do Estado do atual momento na corrida para governador, presidente e senador da República, através de uma pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB). O campo está sendo concluído hoje em 80 municípios das mais diversas regiões, sendo aplicados dois mil questionários.

É o segundo levantamento feito este ano. O primeiro se deu há seis meses, apontando a deputada Marília Arraes (PT) na frente, mas o cenário mudou devido a reaproximação do partido dela ao PSB, o que tira a parlamentar do páreo. Mesmo aliados e fazendo juras de amor, PSB e PT ainda não bateram o martelo em relação ao candidato, enquanto na oposição Miguel Coelho (MDB) foi o pré-candidato que mais mostrou disposição.

Tanto que, ao ingressar no União Brasil, a nova sigla derivada da fusão entre o PSL e o DEM, seu nome foi confirmado e praticamente lançado. Já os prefeitos Anderson Ferreira (PL), de Jaboatão, e Raquel Lyra (PSDB), que também figuram como pré-candidatos, não avançaram tanto. Raquel é a mais confusa. Aliás, nunca sequer admitir que é candidata, como disse, anteontem, na rádio Verdade FM, de Bonito.

Por isso que o Opinião levantou vários cenários, inclusive em relação ao PSB, que não confirmou ainda se irá mesmo de Geraldo Júlio, conforme esta coluna destacou na última segunda-feira. Ainda sem palanque no Estado, o presidente Bolsonaro tende a estimular a candidatura do aliado e ministro Gilson Machado para o Governo do Estado.

Enquanto Anderson e Raquel não se pronunciam, Miguel vai botando o bloco nas ruas. Nos próximos dias deve visitar mais de 60 municípios. Hoje, por exemplo, estará na região do polo de confecções do Agreste, começando por Santa Cruz do Capibaribe.

Ali, será recepcionado pelo ex-prefeito Edson Vieira, atualmente no PSDB, que esteve na festa de ingresso de Miguel no União Brasil. A pesquisa do Opinião, a esta altura, começa a gerar muitas expectativas, porque parte do pressuposto de uma data importante do calendário eleitoral que começa a se afunilar: o retrato um ano antes da eleição.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *