Auxílio emergencial: Bolsonaro sinaliza prorrogação do benefício

Segundo o presidente, a extensão do auxílio deve ser finalizada ainda nesta semana

Enquanto o Governo Federal mostra dificuldade em emplacar o Auxílio Brasil, programa para substituir o Bolsa Família, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira (18) que o Executivo vai resolver a extensão do auxílio emergencial ainda nesta semana.

De acordo com Bolsonaro, o valor do benefício, não explicitado por ele, foi decidido em reunião no último sábado com os ministros Paulo Guedes, da Economia, e João Roma, da Cidadania. Atualmente, o auxílio emergencial paga de R$ 150 a R$ 375 mensais.

“Se Deus quiser, resolveremos essa semana a extensão do auxílio emergencial”, disse o presidente na cerimônia de lançamento do programa Jornada das Águas, em São Roque de Minas (MG).

Prorrogação do Auxílio Emergencial até 2023 pode ser somente para beneficiário do Bolsa Família

“Devemos resolver também esta semana a questão do preço do diesel“, acrescentou Bolsonaro, também sem detalhar de que forma o governo lidará com a questão.

RUMORES SOBRE A PRORROGAÇÃO

Criado para amortecer os impactos econômicos da covid-19 sobre os mais vulneráveis, o auxílio emergencial vence em outubro. João Roma já havia dito no final de setembro que a possibilidade de prorrogar o benefício era discutida no governo

A equipe econômica, no entanto, é contra a extensão por se tratar de uma despesa extraordinária que fica fora da regra do teto de gastos.

INFLAÇÃO

Durante o evento, Bolsonaro também disse que o governo trabalha para conter a inflação por meio do estímulo ao agronegócio. “Creio que brevemente a inflação começará a diminuir”, afirmou o presidente, que ainda declarou não vislumbrar a possibilidade de desabastecimento no País.

A fala vem após o chefe do Executivo alertar por diversas vezes que a falta de fertilizantes no mercado levaria a um desabastecimento no Brasil no ano que vem. Por Diário do Nordeste.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *