SDS identifica policial que atirou no olho e deixou homem parcialmente cego em protesto contra Bolsonaro no Recife

A Secretaria de Defesa Social já sabe quem fez os disparos de elastômero, conhecida como “bala de borracha”, contra o arrumador de contêiner Jonas Correia de França, de 29 anos, na ponte Princesa Isabel. O caso aconteceu durante um protesto contra o governo de Jair Bolsonaro no sábado (29), no Centro do Recife. Jonas não participava do ato e foi atingido no olho direito. O resultado da investigação da SDS, responsável pela identificação, teria sido encaminhado ao governador Paulo Câmara. Jonas não participava do ato e foi atingido no olho direito. Para nossa reportagem ele disse que os médicos já deram o diagnóstico de que o arrumador perdeu a visão. O militar identificado é do Batalhão de Choque.

Nesta quarta-feira (2), alguns PMs que participaram da operação durante a passeata foram ouvidos durante todo dia. Os responsáveis pela investigação apontam que o tiro disparado contra Jonas teria sido um ato isolado de um militar. Outro homem atingido no olho durante o protesto, Daniel Campelo da Silva, de 51 anos, passou por uma cirurgia e recebeu alta na terça-feira (1). Ele perdeu a visão do olho esquerdo. O Governo de Pernambuco prometeu salário mínimo e auxílios a feridos pela PM no protesto. Ajuda será dada até que uma indenização seja definida.

Até agora foram afastados sete policiais militares: um major, um capitão, um tenente, um sargento e três soldados. Todos teriam participado diretamente da ação. A SDS já teve acesso às armas de elastômero usadas pela Polícia Militar. “Estão tentando identificar, através de imagens registradas por uma câmera num prédio da região, quem são os militares que participaram diretamente dos disparos e se esses disparos foram feitos dentro das normas técnicas exigidas pela Polícia Militar”, disseram as fontes ouvidas pela reportagem da TV Jornal. O comandante geral da Polícia Militar, o coronel Vanildo Maranhão, entregou o cargo e foi substituído pelo coronel José Roberto Santana, que exercia o cargo de de diretor de Planejamento Operacional da PM. Portal PE 10.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *