Polícia Federal faz buscas e apreensões em operação contra prefeitura do interior de Pernambuco por fraudes em compras de medicamentos

Uma operação foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (20), pela Polícia Federal de Pernambuco com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada à prática de crimes como fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

De acordo com a PF, as investigações indicaram que nos anos de 2013 a 2016, houve fraude nos processos licitatórios realizados pela Prefeitura do município de Timbaúba, na Zona da Mata para aquisição de medicamentos, materiais odontológicos e hospitalares com recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda segundo o órgão, das sete licitações realizadas com o objetivo acima citado, seis foram vencidas pela mesma empresa, que teria apresentado proposta com preços até 50% inferiores aos preços de referência contidos nos editais de publicação e no mercado do ramo, adquirindo o valor de R$ 7.916.744,00. A PF comunicou que foi comprovada a interposição de pessoas -as chamadas laranjas- para fins de ocultação das vantagens ilícitas obtidas pela organização criminosa.

A Polícia Federal informou que por meio da investigação, foram encontrados vínculos entre a empresa fraudulentamente contratada e políticos do município contratante, como a existência de movimentações financeiras milionárias entre empresas do grupo econômico de um dos políticos envolvidos e a distribuidora de medicamentos contratada pela Prefeitura de Timbaúba.

O órgão informou que os envolvidos responderão pelos crimes de fraude à licitação, falsidade ideológica, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, a depender do grau de participação nos fatos apurados. Ascom – PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *