Miguel Coelho intensifica agenda na metropolitana de olho no palácio das Princesas

Por Fernanda Maria, Cientista Política

Fala PE

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, não faz mais a menor questão de esconder que é pré-candidato a governador de Pernambuco. Para se mostrar um player competitivo, o filho do senador Fernando Bezerra Coelho intensificou uma série de agendas políticas na Região Metropolitana do Recife, posando ao lado de prefeitos e lideranças estaduais no esforço de tornar-se mais conhecido. E Miguel está certo! Enquanto a oposição não se decide, fica naquele puxa-encolhe, o jovem político meteu as caras e foi ocupar o espaço livre.

O roteiro do prefeito de Petrolina está claro, ele quer aumentar sua exposição na mídia da capital, criando fatos e se fazendo notar. Nesse sentido, esteve com o presidente do seu partido, o MDB, o deputado governista Raul Henry. Também encontrou-se com os prefeitos Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes) e Yves Ribeiro (Paulista), e não deixou de criticar o Governo Paulo Câmara. Sempre aparecendo na imprensa, postando nas redes sociais, circulando nos grupos de WhatsApp. Ao menos para a classe política, está nítido o plano.

Miguel tem a seu favor uma gestão modelo em Petrolina, com índices estratosféricos de aprovação. Outro trunfo é um grupo político forte, coeso e com bala na agulha para gastar. Seu pai, um grande articulador, trabalha dia e noite com o objetivo de assegurar toda a infraestrutura financeira e política para deixar o filho brilhar na condição de candidato. Carisma, determinação e sorte não faltam a Miguel como não faltaram a Eduardo Campos, por exemplo, quando esse virou governador sem quase ninguém acreditar, em 2006.

Contra o prefeito de Petrolina pesa, principalmente, a sua distância da metropolitana, local onde se concentra a maior parte dos votos do estado (cerca de 60%). E é justamente aí que ele larga atrás de Geraldo Júlio, ex-prefeito do Recife e potencial candidato da Frente Popular ao Palácio. Por isso, nessa fase da disputa, enquanto o atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico ainda aparece timidamente na mídia, até pra não ser responsabilizado por nenhum desacerto em relação à pandemia, o prefeito sertanejo está com a alavanca no canto, virado! Essa briga vai ser boa!

JUVENTUDE – Há quem critique o fato de Miguel Coelho ser jovem, argumentando que sua pouca idade poderia atrapalhar na gestão de Pernambuco. Se for mesmo candidato e vencer as eleições, o sertanejo terá 31 anos quando assumir o governo, em janeiro de 2023. Essa tipo de fala vem das mesmas pessoas que criticam o atual prefeito do Recife, João Campos, que, aos 27, é ainda mais novo. Fato que não o impediu de ganhar as eleições e acertar no início do seu governo na capital. O que vai pesar mesmo no final das contas, tanto para Miguel quanto para João, são outros fatores como bloco político de apoio e capacidade de gestão. Até que se mostre o contrário, isso os dois têm.

DESBUROCRATIZAÇÃO – Em novo artigo publicado no Fala PE, o ex-senador Armando Monteiro falou sobre os resultados positivos de um trabalho sério em favor da desburocratização. Ele cita medidas que tomou no Senado e também quando foi Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) de Dilma Rousseff, para eliminar disfuncionalidades burocráticas, e alerta novamente para a necessidade de uma reforma tributária que unifique impostos e simplifique a vida das pessoas e das empresas. Aos poucos, Armando volta ao cenário político do estado, mostrando que sua carreira política continuará. Só falta definir para qual cargo irá concorrer em 2022.

INVESTIMENTOS – O deputado federal Eduardo da Fonte anunciou a liberação de investimentos para o município de São João, agreste de Pernambuco. O prefeito da cidade, Wilson Lima (PP), e os secretários municipais de governo, administração e agricultura receberam com entusiasmo o anúncio da ação, que vai beneficiar o município nas áreas da saúde, educação e infraestrutura. “Esses recursos que serão liberados pelo deputado Eduardo da Fonte vão refletir diretamente na qualidade de vida dos moradores de São João. Tenho certeza de que este será só o começo de uma grande renovação e quem ganha com isso é o povo”, registrou o prefeito.

CALÇAMENTO – Facilidade de locomoção e mais qualidade de vida. Esses são os principais aspectos da mudança causada pelo calçamento da rua 15 de Novembro, observada pelos moradores da localidade, em Águas Belas. A obra foi inaugurada pelo prefeito Luiz Aroldo, ontem, em cerimônia simbólica sem presença do público. Dando início ao ato de entrega, padre Bento deu as bênçãos ao empreendimento e aos moradores da comunidade. Em seguida, a vice-prefeita, Eniale de Codinho, falou dos empecilhos enfrentados e da alegria com a entrega da obra. Por último, o prefeito Luiz Aroldo ressaltou o trabalho desenvolvido em todo o setor.

O povo quer saber: como a oposição está vendo esse movimento de Miguel Coelho na RMR?

Por Fernanda Maria, Cientista Política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *