Pastor Edilson de Lira ” afirma fomos repudiados e agredidos por alguns vereadores”

O secretário da União dos Pastores Evangélicos de Petrolina (PE) (UPEPE) e pastor da igreja Verbo da Vida, Edilson de Lira, participou nesta quarta-feira (31) do Programa Edenevaldo Alves na Petrolina FM 98,3.

O pastor pontuou a PL 037/21 de autoria de alguns vereadores de Petrolina (PE), que torna igrejas de qualquer religião como serviços essenciais.

“Descobrimos que esse projeto aguardava o parecer de dois vereadores, Pé-de-Galo e Zenildo Nunes. Esse projeto dado o seu parecer vai a plenário e se for aprovado vai à sanção do prefeito. Cabe diante do regimento interno que as comissões convoquem a sociedade, que discutam sobre determinados temas. Fomos surpreendidos pela resposta hostil sobre os nossos direitos”, argumentou.
Edilson de Lira afirma que ficou perplexo com o tom que foi tomado esse assunto colocado em discussão durante sessão online nesta terça-feira (30).

“O vereador Aero chamou de irresponsável a nossa proposta, alguns parlamentares usaram repúdio também, algo que nos deixou perplexos, fomos repudiados e agredidos, o vereador Wenderson Batista usou de insinuação injuriosa ao afirmar que se posicionar nas redes sociais é ridículo e rasteiro. Que pastores ele insinuou também, que têm finalidades financeiras nas igrejas? O colega vereador fala que essa pauta é de um ou três pastores, mas ele desconhece talvez por ser novo na política, que temos assinatura de 177 pastores num documento para solicitar a atividade religiosa como essencial”, afirmou.

Lira ressalta que Petrolina (PE) não seria o primeiro município a argumentar a abertura de igrejas como serviço essencial.

“Maior que qualquer decreto Federal, de governador ou de município é a nossa Carta Magna, é a assembleia nacional constituinte, é inviolável a liberdade de crenças, garantindo a proteção de cultos e suas liturgias. Igrejas segundo o decreto só podem abrir agora até às 20h. Qual a fundamentação disso? Nos finais de semana as igrejas abrirão só até às 17h. Essas medidas precisam ser racionais e científicas”, opinou.

O presidente da comissão de Justiça da Câmara Municipal, Wenderson Batista, participou do debate e relatou que não foi chamado para uma reunião com os pastores.

“Em nenhum momento agimos de forma política e emocional, uma pessoas ficam querendo criar algo conflitual esse assunto, não dei o parecer para agradar a, b ou c. A liberdade do culto, os trabalhos lícitos são direitos constitucionais, porém o Brasil está passando por um problema mundial, que é a pandemia. Sou a favor da abertura de tudo, mas não discuto de forma alienada”, respondeu o vereador.

O presidente da Casa Plínio Amorim, Aero Cruz, também participou do debate, já que foi citado pelo pastor Edilson Lira.

“Quando eu coloquei que era irresponsável a nota da UPEPE, os vereadores não poderiam assinar algo porque existe o decreto estadual. Em Recife (PE) uma igreja abriu e o STF mandou fechar, estamos prontos para um diálogo e um amplo debate”, ressaltou. Fonte Edenevaldo Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *