Em meio à abertura de leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde usou contêineres para abrigar novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda. Nesta quarta-feira (17), havia, pelo menos, 14 contêineres instalados no estacionamento desse hospital de referência para a Covid-19
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os espaços vão funcionar, de maneira provisória, como leitos de UTI para pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19. Nesta quarta-feira (17), o Globocop registrou imagens de funcionários trabalhando na montagem dessas novas estruturas.
A maternidade funciona como hospital de referência para a Covid-19 desde abril de 2020. Nesta quarta-feira (17), segundo a SES, há 50 leitos de UTI e outros 50 de enfermaria no local.
“Diante do grande aumento de casos de Covid, que nos deparamos nos últimos dias, fez-se necessário que a gente ampliasse o quantitativo de leitos. A partir da semana que vem, estamos ampliando em mais 20 leitos de UTI para poder atender a população pernambucana. Mas não adiantar eu ampliar o quantitativo de leitos se a gente não tem o apoio da população”, disse Eud Johnson, coordenador da unidade de saúde.
Ele fez um apelo para a população: “Precisamos que todos façam a sua parte, então faço um apelo para que todos nos ajudem a passar por essa pandemia. Usar a máscara, lavar as mãos, manter o distanciamento social. Cada um precisa fazer a sua parte porque não podemos ficar ampliando leitos toda semana. Precisamos da ajuda de todos para vencer essa pandemia que assola todo o mundo”. fonte- Portal 10