Visitas presenciais no sistema prisional estão suspensas até o dia 17 de março

Todos estão vendo a preocupação do governo e nós não poderíamos deixar de tomar as medidas”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

PORTAL PE 10

Diante das medidas restritivas como forma de prevenção à Covid-19 que estão sendo tomadas pelo Governo de Pernambuco até o dia 17 de março, no que diz respeito à aglomeração de pessoas, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), suspende as visitas familiares presenciais em todo o sistema prisional que ocorreriam nos sábados (06 e 13/03) e domingos (07 e 14/03). Desde o início da pandemia, foram registrados nove óbitos por Covid-19 no sistema prisional.

A decisão é baseada no decreto estadual de número 50.346, de 1º de março de 2021, em que define no âmbito socioeconômico medidas restritivas adicionais para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus. No âmbito prisional, a suspensão temporária de visitas visa a proteção das pessoas privadas de liberdade, servidores e familiares em um momento de elevada taxa de ocupação dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) no Estado. “Peço a compreensão dos familiares e daqueles que estão no cárcere, pois é uma hora que temos que fazer sacrifícios. Todos estão vendo a preocupação do governo e nós não poderíamos deixar de tomar as medidas”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Visitas Virtuais – A Seres ressalta que as visitas virtuais da família seguem disponíveis nas 23 unidades prisionais do Estado. As comunicações online, implantadas em maio de 2020, têm o intuito de garantir a manutenção dos vínculos com parentes. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, numa sala reservada, com supervisão de um servidor da unidade prisional. Quase 45.700 encontros já foram realizados, inclusive entre detentos e parentes residentes em outros estados e países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *