Pré candidatos a vereadores de Petrolina muitos são semianalfabetos muitos só sabem escrever seu nome e mais nada

Por-Gilvan Silva, 

Semianalfabeto é o indivíduo que foi parcialmente alfabetizado, em Petrolina muitos lideres  comunitários que sairão candidatos em 2020 alguns só sabem mesmo escrever seu próprio nome e mais nada, Petrolina pode produzir nessa eleição uma legislatura de vereadores monólogos.    

Preocupa-me bastante o conceito de analfabeto do TSE, que diz que alfabetizado é simplesmente aquele que sabe ler e escrever. Segundo leituras nas obras do já falecido Educador, Paulo Freire , não basta saber ler e escrever somente, o mais importante é saber interpretar o que se está lendo.

Partindo do princípio de que o vereador é um agente público, um legislador, que ao criar uma lei submete milhares de cidadãos a cumprí-la, deve pelo menos ter noção de que lei se trata e não simplesmente ser eleito, contratar assessores com grau de escolaridade mais elevado para desempenhar paralelamente a função de legislador.

Se o vereador pode candidatar-se a vida inteira correndo o risco de ser eleito em todas as vezes, ficar na função por mais de trinta anos, ele passa a ser servidor público, recebe seu salário do dinheiro público, portanto, deve preencher os mesmos requisitos de admissibilidade que os demais servidores, sem a menor preocupação de estar ferindo a democracia.

Esse descaso da legislação eleitoral com o tema só revela o grau de menosprezo que os administradores públicos tem pela educação e de quebra o TSE, coisa que nos países ditos de 1º mundo é prioridade máxima.

 

One thought to “Pré candidatos a vereadores de Petrolina muitos são semianalfabetos muitos só sabem escrever seu nome e mais nada”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *