Bolsonaro embarca hoje para encontro com Trump nos EUA

De Venezuela a vistos e assuntos econômicos, encontro entre Jair Bolsonaro e Donald Trump, marcado para terça-feira, na Casa Branca, tem grande potencial para trazer ganhos ao Brasil

(foto: Saul Loeb/AFP e Evaristo Sá/AFP)

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro embarca hoje para os Estados Unidos, destino de sua primeira viagem bilateral de caráter oficial, e terá um encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump. O chefe do Executivo brasileiro chega em um momento tumultuado para o republicano, que sofreu uma derrota política na semana passada, quando o Senado americano derrubou a declaração de emergência nacional da fronteira para construir o muro com o México. O Itamaraty estima que a conversa entre os dois presidentes no Salão Oval da Casa Branca, na terça-feira, dure cerca de uma hora.

Durante a visita, que o governo encara como oportunidade de superar o que chama de “preconceitos ideológicos que impediram no passado o aproveitamento pleno do potencial da relação”, Bolsonaro pretende tomar iniciativas políticas com as quais espera obter retornos econômicos. Em uma delas, levanta – de forma unilateral – a suspensão da exigência de visto para a entrada de visitantes norte-americanos no Brasil. Com isso, o Planalto pretende aumentar o número de turistas americanos no país. A principal mensagem do presidente brasileiro para Trump, de acordo com o Itamaraty, será que “Brasil e Estados Unidos possuem afinidades de valores e de interesses que devem ser transformados em ampliação do comércio e dos investimentos e no fortalecimento da cooperação em áreas como ciência, tecnologia e inovação, energia, defesa, segurança, além de temas regionais e globais”.

Fonte: Jornal Estado de Minas

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *