Os bancos estão enviando alertas aos foliões para que fiquem atentos a golpes aplicados durante as compras no carnaval. Os mais comuns são a troca de cartões e a compra dupla, segundo as instituições financeiras.
O Santander enviou mensagens a clientes e pediu nas redes sociais que os usuários redobrem a atenção com os cartões falsos, uma das fraudes mais comuns nesta época do ano. Segundo o banco, o vendedor entrega a maquininha sem digitar o valor da compra. O consumidor coloca sua senha, sem perceber que ela ficou visível, e recebe de volta um cartão similar. Dessa forma, o fraudador tem acesso ao cartão e à senha.
O Itaú também alertou clientes para conferirem o nome no cartão antes de guardá-lo na carteira novamente. “Esse golpe está mais na moda que fantasia de unicórnio”, disse o banco nas redes sociais.
O Bradesco pediu atenção para os cartões falsos no Twitter. “No carnaval, é um olho no crush e outro na segurança! Na hora de comprar, fique atento ao valor e certifique-se pra não trocarem seu cartão e estragarem a sua folia”.
Outra fraude comum nos festejos é a compra dupla, segundo o Santander. No caso, o vendedor finge que o cartão não passou e pede para você digitar a senha novamente, em outra máquina. Para evitar o golpe, o banco alerta para prestar atenção à mensagem que aparece no visor.
Veja dicas dos bancos para evitar golpes no carnaval:
Fique de olho no visor da maquininha na hora da compra;
Verifique se a senha digitada não está visível;
Confira o nome em seu cartão antes de guardá-lo na carteira;
Guarde seus documentos em lugar seguro; se tiver zíper, feche com um grampo;
Verifique se a compra foi aprovada após digitar a senha