Programação comemora 110 anos de Dom Hélder Câmara

Dom Helder CâmaraFoto: Edson Leal/Ministério da Cultura

Inspirados em dois livros nos falam sobre essa aproximação do bispo Dom Helder Câmara com as artes e para marcar a comemoração por seu aniversário 110 anos, o Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) e o Fórum Articulação de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) estão organizando, dentro das comemorações, um Sarau em tributo do líder religioso, morto em 27 de agosto de 1999, em Recife. A programação se dividirão em três partes, realizadas nos dias 07 e 10 de fevereiro, todos na Igreja das Fronteias, rua Henrique Dias s/n, Boa Vista.

O evento foi inspirado em dois livros que falam do interesse de Dom Heélder pelas artes: “Dom Helder Camara – Profeta para os nossos dias”, do monge beneditino Marcelo Barros e “Andar às voltas com o belo é andar às voltas com Deus: A relação de Dom Helder Camara com as artes, organizado pelo Prof. Newton Cabral e pela historiadora Lucy Pina.

Lançamento do projeto Memória Viva – Em 1999 na comemoração dos 90 anos do Dom foi produzido um vídeo com depoimentos dos amigos e admiradores de Dom Helder, do Recife, do Brasil e do mundo. Esse vídeo foi exibido na noite de abertura das comemorações, na FAFIRE e, até onde se sabe, não foi entregue a edição finalizada ao acervo do IDHeC, tendo, portanto, sido perdidos todos esses preciosos relatos.

Leia também:
[Giro de Manchetes] Confira os destaques desta sexta-feira
Procuradores-gerais do Nordeste se unem para proteger Rio São Francisco

Por essa razão, foi criado um acervo coletando depoimentos em um canal de youtube, criado especialmente para o projeto, com divulgação através das mídias, tradicionais e mídias sociais do IDheC – blog, twitter, Facebook e Instagram. O Projeto será lançado no dia 07 de fevereiro.

Sarau – Procurando recriar as noites dedicadas às artes de uma maneira geral que Dom Helder realizava nos Manguinhos, após o lançamento do projeto Memória Viva terá início o Sarau, com as palavras do Prof. Newton Cabral que falará sobre “As Noitadas no solar de São José dos Manguinhos”, mostrando a importância das artes na vida de Dom Helder. O Sarau segue mesclando a recitação ou leitura de poemas escritos por de Dom Helder, poemas escritos em sua homenagem e músicas da MPB que ele gostava e que faz referência em seus escritos ou que tenham alguma história com ele.

A noite contará, ainda, com artistas pernambucanos Silvério Pessoa e Cylene Araújo que também prestarão a sua homenagem ao arcebispo.

Bloco – Para encerrar a noite haverá uma pequena prévia do carnaval, no pátio da igreja das fronteiras, com o bloco Artesãos da Boa Vista.

As comemorações serão encerradas no domingo 10 de fevereiro, às 11 horas, com uma celebração Eucarística, na igreja das Fronteiras.

Serviço:

Comemoração dos 110 anos de nascimento de Dom Hélder Câmara 
Fonte: Blog Folha de Pernambuco:

 

 

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *