De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Kid Nélio de Souza Melo deve cumprir pena de 12 anos e 10 meses em regime fechado.
Gilvan Silva:
Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) — Foto: Reprodução/TV Globo
A Justiça de Pernambuco condenou o médico acusado de estuprar ao menos 12 pacientes em unidades de saúde do Recife. Segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Kid Nélio Souza Melo, de 36 anos, foi sentenciado a 12 anos e 10 meses de prisão em regime fechado.
Kid Nélio teve a prisão preventiva decretada em março de 2018 e, desde então, está recolhido no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Ele foi condenado em primeira instância e, por isso, pode recorrer da sentença, segundo o TJPE. (Veja vídeo abaixo)
Médico suspeito de estuprar pacientes em UPA no Recife é preso
A sentença, proferida pela 17ª Vara Criminal do Recife, no dia 30 de janeiro, foi divulgada nesta terça-feira (5). O TJPE informou, por meio da assessoria de comunicação, que esse julgamento tem relação com casos de duas vítimas do traumatologista.
Ainda segundo o TJPE, o caso corre em segredo de Justiça. Por isso, não foram repassados mais detalhes sobre o julgamento. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também informou que não poderia informar o teor da acusação contra o médico.
Ao longo da investigação, a Polícia Civil recebeu várias denúncias contra o médico. A primeira delas surgiu quando uma jovem apontou o profissional de saúde como responsável por um estupro na Unidade de Pronto Atendimento (UPOA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, em fevereiro de 2018.
Essa primeira vítima procurou a delegacia da Mulher, em Santo Amaro, na área central da capital. No dia seguinte, uma universitária de 21 anos também informou ter sido estuprada pelo traumatologista.
UPA da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View
Em março de 2018, o chefe da Polícia Civil, delegado Joselito do Amaral, afirmou que, a partir do quarto depoimento, os investigadores notaram o mesmo perfil dos crimes.
A Delegacia da Mulher conseguiu reunir 12 depoimentos contra o traumalogista. Advogados do médico chegaram a entrar com pedido de relaxamento de prisão, que foi negado pela Justiça.
De acordo com a Polícia Civil, dos 12 abusos que tiveram queixas formalizadas, sete ocorreram na UPA e cinco em um hospital. O primeiro aconteceu em 16 de agosto de 2016 e o último, em 21 de fevereiro de 2018.
O médico foi preso ao se apresentar para prestar depoimento à Polícia. Segundo as investigações, ele teria abusado de mulheres com idades entre 18 e 39 anos.
Perfil
Kid Nélio é natural do Rio Grande do Norte. Ele se graduou em medicina em 2009, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quando foi preso, ele informou que era casado.
O médico mudou-se para o Recife em 2014. Durante depoimento, em 4 de março de 2018, o médico afirmou que os dois casos de conjunção carnal foram consensuais.