Tromba d’água deixa um morto e oito desaparecidos em Itatiaia

Uma pessoa morreu e pelo menos outras oito estão desaparecidas após uma tromba d’água em Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, no fim da tarde deste domingo (20). De acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, a tromba d’água começou no alto do Parque Nacional do Itatiaia e desceu para a área conhecida como Paraíso Perdido, local turístico onde moradores e turistas costumam se banhar.

A Defesa Civil informou que no alto do Parque Nacional choveu de 10 a 15 mm, disse ainda que o rio Campo Belo subiu aproximadamente três metros.

Por volta das 22h11 agentes dos bombeiros e da Defesa Civil realizavam o resgate do corpo que foi localizado. Eles serão levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Resende. A Polícia Civil também está no local.

Trombas d’água – ou cabeças d’água – costumam ocorrer quando chove na cabeceira (nascente) de um rio, ampliando rapidamente seu fluxo. O nível das águas pode subir vários metros em poucos segundos, como uma espécie de tsunami dos rios. As chances de ocorrência aumentam no período chuvoso, que em boa parte do país coincide com o verão.

A expressão tromba d’água também designa outro fenômeno climático, que consiste na formação de colunas de água que lembram tornados sobre mares ou grandes rios.

No fim de dezembro, cinco pessoas com idades entre 24 e 32 anos morreram após uma tromba d’água em São João Batista do Glória (MG). Três pessoas praticavam rapel em um paredão e outras duas pessoas nadavam quando foram atingidos.

Tromba d’água em região conhecida como Paraíso Perdido, em Itatiaia
G1 RJ
Fonte: G1 Sul do Rio Costa Verde

–:–/–:–

Tromba d'água em região conhecida como Paraíso Perdido, em Itatiaia

Tromba d’água em região conhecida como Paraíso Perdido, em Itatiaia

MAIS DO G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *