Petrolina 2º turno: após derrotas consecutivas em Izacolandia, grupo de FBC quer passar Distrito para Lagoa Grande

Gilvan Silva:

E pode? O plano “B” em ação

Foto: Reprodução:

As eleições de 2020, prometem, e com certeza, serão as mais controversas. Petrolina possui 13 Distritos, e eles juntos, compõe uma grande rede. Os mais famosos, são os Distritos de Rajada, Uruás e Izacolandia. Esse último, é  o que mais tem dado trabalho ao governo Novo Tempo. Lá, o grupo do atual prefeito, nunca ganhou uma eleição.Por isso, querem se livrar desse peso.

A Divisa de Petrolina para Lagoa Grande é um trecho muitíssimo curto,cortado apenas pelo Riacho do Pontal. Na encosta da cidade, fica o Distrito de Izacolandia que pertence à Petrolina. Justamente esse Distrito, tem sido motivo de discussões infindas nos últimos dias.

Alguns moradores quiseram transformar Izacolandia em cidade. Fizeram movimentos, foram à Brasília, conversaram com parlamentares, e tudo que se faz uma comissão de emancipação.Para esses moradores, o lugar tem condições de se manter sozinho, ter seu prefeito e vereadores que possam elevar a nova cidade. Não foi possível isso acontecer.

Todo esse movimento aconteceu em 2018, patrocinada por um grupo da cidade, que não quer que Petrolina alcance um número maior de eleitores, superior a 200 mil. Alcançando esse número, pela Lei Eleitoral, qualquer município, fica obrigado a realizar eleições em dois turnos. Ruim para o grupo que hoje ocupa o governo municipal. Então, entrou em ação o plano “B”. E qual é o plano “B”? Repassar o Distrito de Izacolandia para Lagoa Grande. No entanto, para isso acontecer, é preciso a consulta pública. E aí, uma reunião foi realizada na ultima quinta-feira,16, com alguns moradores da localidade, para o acionamento do plano de repasse do Distrito.

O que se percebe com essa manobra?

Fica clara que a preocupação em eventual 2º turno em Petrolina, o governo atual, tenha muita dificuldade de se reeleger, até por que, Julio Lossio, Odacy Amorim e outros candidatos, começam suas mobilizações, e como todos sabem, o atual governo, não teve um número de votos muito alto, foi eleito com apenas 38,8 % dos votos. Uma margem bem pequena de diferença para o segundo colocado. Seus adversários, vem com muita sede de se elegerem, querem tirar o governo que hoje está ocupando o Palácio dos Guararapes.

O Distrito

Izacolandia tem em torno de 8 mil eleitores, se repassado for para Lagoa Grande, o percentual para o segundo turno em Petrolina cai, e aí, a reeleição de Miguel Coelho, seria mais fácil. Será que repassarão o Distrito de Izacolandia para Lagoa Grande? Será que os moradores querem isso?

Vamos em frente. Seja bem vindo 2019. As eleições já começaram.

Fonte: Blog Á LINGUÁ

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.